Atuação Profissional
A abordagem psicanalítica norteia meu trabalho clínico à luz, sobretudo, dos pressupostos de Ferenczi, Winnicott e de outros autores da concepção psicossomática, os quais me ensinaram a valorizar, antes de tudo, a construção de uma relação ética e humana entre terapeuta e paciente.
A partir de minha prática como psicoterapeuta e docente, também realizo supervisões clínicas para profissionais da área.
Todos os trabalhos são realizados em meu consultório, localizado na Vila Madalena, São Paulo, Capital.

É um método de trabalho que busca amenizar o sofrimento da pessoa por meio do autoconhecimento, uma vez que - quando bem conduzido - ajuda a vislumbrar e a compreender os motivos que estão por trás das queixas apresentadas; motivos esses que, muitas vezes, são responsáveis pela situação geradora de conflitos. Durante o processo, o paciente é “convidado” a ouvir suas próprias ideias e pensamentos, prestar mais atenção nos seus sentimentos, entender melhor suas angustias e limites, rever suas crenças, perceber o que realmente quer e, principalmente, a criar condições para que o conhecimento adquirido possa ser um motor para as transformações que deseja realizar.
Nos casos em que a separação do casal acaba sendo a opção, a psicoterapia pode auxiliar ambos os envolvidos e colaborar para que este processo possa ser mais digno e menos doloroso.
A psicoterapia breve é uma modalidade de tratamento de tempo limitado e com ênfase em um foco de trabalho estabelecido a partir dos motivos que levaram a pessoa a buscar ajuda profissional. A duração máxima para uma psicoterapia breve é de um ano, podendo durar alguns meses ou algumas sessões. Importante ressaltar que o tempo estabelecido para o processo está relacionado com a problemática da pessoa, seus recursos e, também, com a experiência e a formação do profissional nesta modalidade de tratamento.
Tem como finalidade primordial promover o alívio do sofrimento psíquico do paciente e/ou familiares em relação ao adoecimento. Procura compreender e cuidar das reações emocionais e sentimentos desencadeados a partir do impacto do diagnóstico bem como de outras fases da doença.
2. Atendimento familiar em domicílio: Projeto AQUI EM CASA
Tem como proposta oferecer informação, orientação e assistência em domicílio para famílias que convivem e acompanham um doente com câncer.
Uma crise é um momento psicologicamente instável desencadeado, tanto pelas perdas e mudanças envolvidas, quanto pela necessidade de nos adaptarmos a novas demandas, novos papéis e funções e, principalmente, a novas realidades.
Se você trabalha na área da psicologia clínica e tem dúvidas relacionadas à condução e planejamento psicoterapêutico de seus casos clínicos, a partir dos temas abordados pelo site, agende uma supervisão.
A orientação psicológica é uma alternativa de ajuda terapêutica breve e pontual (no máximo 04 encontros) e seu objetivo fundamental é oferecer informação, orientação e, quando necessário, encaminhamento adequado àqueles necessitam de algum tipo de assistência psicológica.
Tem como objetivo auxiliar a criança a enfrentar seus conflitos, favorecer o desenvolvimento de sua maturidade e assim retomar do curso de seu desenvolvimento de maneira mais satisfatória e saudável.
Neste processo, o trabalho de orientação com os pais e/ou responsáveis pela criança é sempre importante e conta com orientações, sugestões de manejos e modificações ambientais que podem ajudar e favorecer o desenvolvimento da criança.
Com crianças menores (idade pré-escolar) e, em algumas circunstâncias, a opção somente pela orientação pode ser uma modalidade de atendimento preferível.